sexta-feira, maio 27, 2005

A promessa de vida no teu coração

Aqui no Blogue toca o "Águas de Março", intepretado por Elis Regina e Tom Jobim, do album "Elis e Tom" de 1974.

A lei do divórcio entrou em vigor há 30 anos atrás

No artigo "MEMÓRIA 30 ANOS DE PREC Cessa "direito de matar" mulher", Adelino Gomes escreve:

Entrou em vigor a lei do divórcio. No mesmo Diário do Governo é publicado o decreto-lei que revoga o artigo 372º do Código Penal, o qual, segundo o preâmbulo do diploma, conferia ao marido ofendido "um autêntico direito de matar" a mulher achada em adultério.
Na verdade, a lei portuguesa estabelecia, até agora, uma pena de desterro para fora da comarca, por seis meses, ao homem casado que, achando a sua mulher em adultério, a matasse a ela ou ao adúltero, ou a ambos, ou lhes fizesse qualquer ofensa grave. O mesmo "direito" era concedido à mulher casada que praticasse os mesmos actos nas pessoas do marido e da concubina "teúda e manteúda pelo marido na casa conjugal" e, bem assim, nas mesmas condições, aos pais a respeito de suas filhas menores de 21 anos e dos corruptores delas.

Não há dúvida que isto dá que pensar.

quinta-feira, maio 26, 2005

Polis continua sem obras na Costa da Caparica

Passados quatro anos após ter sido lançado o programa Polis para a Costa da Caparica, pelo actual primeiro-ministro (na altura ministro do ambiente), nada foi ainda feito. Numa rotunda desta vila, existe um cartaz electrónico que indica o número de dias que faltam para o fim das obras do Pólis, que ainda não começaram. Diz o artigo:
O relógio, que entretanto ganhou ferrugem, foi inaugurado a 17 de Julho de 2001 pelo actual primeiro-ministro, então ministro do Ambiente, com o intuito de, a partir dessa data, se iniciar a contagem decrescente para o fim das obras, previsto para Dezembro de 2006.
Dezembro de 2006? Deve ser deve.

Aumenta o défice, aumentam os impostos

Como medida de combate ao défice o governo anúncia aumento de impostos. A taxa máxima do IVA sobe de 19 para 21%. É criado um novo escalão de IRS para rendimentos superiores a 62.000 euros anuais.

É importante refirir que a taxa de IVA em Espanha é de 16%. Não estou a criticar o aumento do IVA, dada a situaċão é necessário fazer alguma coisa. Mas dá para ver a diferença, em termos de saúde económica, entre Portugal e Espanha. Mas gostei da crição do novo escalão do IRS — quem me dera a mim ganhar 62.000 euros por ano e pagar 42% de impostos.

quarta-feira, maio 25, 2005

Central elétrica alimentada por ondas do mar em Portugal

Via imprensa italiana, chega-me a notícia que em Portugal há um projecto para construir uma central elétrica alimentada por ondas do mar. Segundo este artigo será a primeira central elétrica deste tipo no mundo, irá servir a cidade da Póvoa do Varzim, e estará a funcionar em 2006.

Isto parece óptimo. Portugal tem um grande potêncial para este recurso energético. Vamos ver como vai correr.

terça-feira, maio 24, 2005

O défice público é de 6,83 por cento do PIB

O défice público é de 6,83 por cento do PIB. Bem acima do limite dos 3% do pacto de estabilidade e crescimento do euro.

Obrigado Durão Barroso. Obrigado PSD. Obrigado Manuela Ferreira Leite. Obrigado Santana Lopes. Obrigado Paulo Portas. Obrigado Bagão Félix. Vós representais a essência do político português que muito promete mas pouco cumpre. Neste caso, foi simplesmente a bandeira eleitoral das legislativas de 2002 que ficou por cumprir. Agora que já vendemos tudo para cumprir o PEC nos anos de 2003 e 2004, vamos vender o quê? Se o país estava de tanga em 2002, agora está como? Em pêlo?

segunda-feira, maio 23, 2005

Benfica campeão e o défice

The special one

Hoje, na BBC, o treinador português José Mourinho, campeão inglês pelo Chelsa, será entrevistado por Garry Lineker. A BBC dedica todo um programa a José Mourinho, "Mourinho: the special one" vai para o ar hoje às 22:35 na BBC 1.

José Mourinho conquistou definitivamente Inglaterra. Os ingleses estão fascinados com este português que vence um título pelo Chelsea após 50 anos de jejum. Mourinho dominou os títulos desportivos de todos os jornais ingleses. Semana após semana, as suas declarações eram analisadas minunciosamente. Mourinho é polémico. Mas a sua competência parece irrefutável. Não é qualquer um que vence 2 duas ligas portuguesa, uma taça uefa, uma liga dos campeões, e uma liga inglesa em 3 anos consecutivos!

Eu só acho que ele ainda é um bocado nabo a falar com os jornalistas. Aqui em Inglaterra ele é um pouco gozado por causa disso. Outros treinadores, mesmo estrangeiros, como o espanhol Rafa Benitez, são melhores do que ele nesse aspecto. Mourinho parece um pouco neurótico quando fala com os jornalistas. Deveria acalmar-se um pouco. Mas naquilo que é fundamental, o trabalho com os jogadores, Mourinho é muito bom. É, actualmente, um dos treinadores de futebol mais influentes a nível mundial. A sua forma de abordar o jogo e organizar as equipas, já começam, aos poucos, a ser copiado por outros.