segunda-feira, maio 23, 2005

The special one

Hoje, na BBC, o treinador português José Mourinho, campeão inglês pelo Chelsa, será entrevistado por Garry Lineker. A BBC dedica todo um programa a José Mourinho, "Mourinho: the special one" vai para o ar hoje às 22:35 na BBC 1.

José Mourinho conquistou definitivamente Inglaterra. Os ingleses estão fascinados com este português que vence um título pelo Chelsea após 50 anos de jejum. Mourinho dominou os títulos desportivos de todos os jornais ingleses. Semana após semana, as suas declarações eram analisadas minunciosamente. Mourinho é polémico. Mas a sua competência parece irrefutável. Não é qualquer um que vence 2 duas ligas portuguesa, uma taça uefa, uma liga dos campeões, e uma liga inglesa em 3 anos consecutivos!

Eu só acho que ele ainda é um bocado nabo a falar com os jornalistas. Aqui em Inglaterra ele é um pouco gozado por causa disso. Outros treinadores, mesmo estrangeiros, como o espanhol Rafa Benitez, são melhores do que ele nesse aspecto. Mourinho parece um pouco neurótico quando fala com os jornalistas. Deveria acalmar-se um pouco. Mas naquilo que é fundamental, o trabalho com os jogadores, Mourinho é muito bom. É, actualmente, um dos treinadores de futebol mais influentes a nível mundial. A sua forma de abordar o jogo e organizar as equipas, já começam, aos poucos, a ser copiado por outros.