Finalmente a banda larga
Em geral, pode-se dizer que a concorrencia entre empresas benefecia o consumidor. Um bom exemplo disso é a concorrencia nas telecomunicações da rede móvel em Portugal que deram ao consumidor mais qualidade nos serviços e melhores preços. Em claro contraste com as telecomunicações da rede fixa, sempre dominadas pela PT, em que Portugal tem os preços mais caros da Europa. Só muito recentemente a PT começou a fazer qualquer coisa porque os operadores da rede móvel começaram, eles próprios, a fazer concorrencia à rede fixa. Digamos que, em certa medida, este é um exemplo dos benefícios da liberalização dos mercados.
Mas a coisas nem sempre são assim. Por vezes, a competição pode ser tão intensa e de "sucesso a qualquer custo" que o consumidor acaba por não sair beneficiado. Um pouco como um espectador de um jogo de futebol que espera ver um jogo bonito e bem disputado, mas acaba por assistir a pacandaria e artimanhas que nada têm ver com o futebol em si (há quem goste). Isto a propósito da meu pedido para a instalação de Broadband que só agora, 3 meses depois de efectuado, me foi finalmente concedido.
A história é assim. No princípio de Janeiro de 2007, efectuei o pedido à operadora que tem o melhor preço do mercado aqui no Reino Unido, a Talk Talk que oferece telefone de linha fixa e banda larga por cerca de £20 por mês. Data prevista de instalação: 9 de Fevereiro de 2007. O operador com o melhor preço no mercado é também o operador com mais procura, ao ponto de os serviços deste operador estarem já bem para lá da capacidade da empresa e como é natural nestes situações: os prazos não se cumprem. E assim foi, chegou a data prevista e nada. Telefonei a saber porquê: disseram que o meu antigo operador, a BT (British Telecom), lhes estava a causar algumas dificuldades na transferência e que era preciso mais um mês. Eu não poderia esperar tanto e pedi para cancelar o pedido e, imediatemente, solicitei a instalação de banda larga junto de um novo operador. Iria demorar uma semana. Bom para resumir e concluir, não demorou obviamente uma semana porque a Talk Talk não levou a cabo o meu pedido de cancelamento. Quando me apercebi disso deixei-me estar, pensei: eu quero a Banda Larga o mais rápido possível quem instalar primeiro ganha. A Talk Talk transferiu a linha de telefone da BT, mas não instalou a Broadband. A outra operadora, a Tiscali, então instalou a Broadband sobre a linha da Talk Talk. Já solicitei para passar tudo para a Tiscali.
Bom, isto tudo para dizer que nesta coisa da liberalização dos mercado um pouco de regulação não faz mal a ninguém e recomenda-se. Na ausencia dessa regulação o consumidor está quase tão mal ou pior como num sistema de empresa com monopólio controlada por um estado altruísta. E voltando à metáfora do futebol: muitas vezes um bom jogo de futebol depende da competência do árbitro e da forma como ele faz respeitar as regras do jogo.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home