sábado, abril 22, 2006

Coisas que nos fazem sentir bem

Hoje dedico esta série à arte e ao belo, porque o belo nos faz sentir bem. Já aqui falei da nossa pequena visita a Florença. Aproveito este post para falar de Michelangelo, talvez o artista mais famoso de Florença. Micheangelo foi um génio (e, como muitos génios, tinha mau feitio), foi escultor, pintor e arquitecto, e é uma das figuras incontornáveis na história da arte. Neste dias muito se fala de Michelangelo. Há uma exposição de desenhos seus em Londres, no museu britânico. Celebram-se, também, o 500 anos do início da construção da Basílica de São Pedro em Roma em que Michelangelo participou como arquitecto — foi chamado para finalizar a obra em 1546, quando tinha já 70 anos, e foi ele que desenhou a cúpula da basílica, mas acabaria por morrer sem ver a sua obra realizada. Outra obra famosa de Michelangelo são os tectos da capela Sistina no vaticano.

Deixo aqui duas fotografias de obras de Michelangelo que se encontram em Florença (clicar para aumentar). A primeira é o famoso David que se encontra na Piazza della Signoria. A fotografia é, aliás, de uma cópia, o original está na Galeria dell' Accademia e esteve na piazza até metade do sec XIX.



A segunda é a Pietá fiorentina que está no museo dell'Opera del Duomo. Não confudir com a outra Pietá, também do Michelangelo, que está na Basilica de São Pedro. A Pietá fiorentina é uma obra incompleta; Michelangelo viria a morrer sem completar a obra. (Se observarem bem podem reparar que a face e as roupas de Maria, no lado direito, estão um pouco toscas.) E, no entanto, não deixa de ser uma estátua belíssima. E esta obra incompleta tem tanto de humano. Afinal, temos tantas ideias e projectos ao longo das nossas vidas que acabam por nunca se completar, realizar, ou realizam-se mas não da forma como os idealizámos.