terça-feira, abril 18, 2006

Il nostro giorno à Firenze

Fomos passar um dia a Florença. Partimos de Faenza, na Emilia-Romagna, e atrevessamos os Apeninos, em direcção à Tuscania e a Florença. Florença é a cidade simbolo do Renascimento, ponto incontornável na história da arte; é a cidade de artistas influentes do renascimento como Michelangelo, Giotto, Brunelleschi e Donatello. Não era a primeira vez que visitávamos Florença, por isso optámos por um percurso mais alternativo.

E para quem chega a Florença de comboio o primeiro grande e elegante edificio é o moderno Stazione centrale de Santa Maria Novella (1935) cujo desenho foi dirigido pelo arquitecto Giovanni Michelucci.



Muito perto da estação fica uma das mais famosas igrejas florentinas: a Igreja de Santa Maria Novella. Em estilo gótico, foi construida entre os séculos XIII e XIV, a fachada da igreja, em mármore, é do século XV. Dentro da Igreja há um património artístico renascentista notável, entre os quais uma obra do Giotto. Infelizmente, não pude tirar fotos do interior da Ingreja.



O Almoço foi no tipico e popular Mario, aonde se pode conviver com florentinos de carne e osso. Comemos e bebemos bem, ao fim do almoço estavamos mesmo muito alegres — muito bom aquele Chiati.


Depois do almoço fomos para a outra margem do rio Arno. As duas fotos que se seguem foram tiradas da Ponte alla Carraia



Na outra margem do rio arno fomos visitar a igreja de origem mediaval Santa Maria del Carmine que é conhecida pelos afrescos de Masaccio e Masolino, do sec XV, que adornam a capela Brancacci. Ficam aqui as fotos do claustro da igreja, de uma panorâmica dos afrescos da capela Brancacci, e de um desses afrescos: a Tentazione di Adamo ed Eva.




E depois foi o regresso à estação e mais um passeio pela cidade. Fica uma foto de uma rua de Florença com o Campanile do Gioto ao fundo. O Campanile é uma obra do sec XIV, que faz parte do complexo da Basilica do S. Maria del Fiore (o Duomo).

4 Comments:

At 4/20/2006 2:31 da tarde, Blogger Eva Shanti said...

Tentazione di Adamo ed Eva... Hummm...

Pois hoje venho aqui desafiar-vos para um desafio que está a decorrer na blogoesfera: falar sobre o trabalho de uma ONG!

Espero que aceitem!

Bjs

 
At 4/20/2006 5:46 da tarde, Blogger Milan said...

Bonita "reportagem" :)

 
At 4/20/2006 8:09 da tarde, Blogger Nuno said...

Olá Eva, Milan,

Espero que estejam bem.

Sobre a Tentazione, aproveito para referir aqui um detalhe não mencionado no post original. O original dos frecos da capela era com nus. Mais tarde, como sempre acontence, o nú total foi transformado em nú parcial:
as partes púbicas foram cobertas com folhinhas. A última restauração dos frescos expos o nú total do original.

 
At 6/22/2006 9:31 da manhã, Anonymous *italianinha* said...

Bella cittá... felizmente já tive o prazer de lá viver... infelizmente esse prazer acabou à 6 anos...
espero que tenham aproveitado todos os encantos da cidade...
*** =)

 

Enviar um comentário

<< Home