quarta-feira, maio 10, 2006

10 anos de atraso

É sempre um problema estimar a duração de um projecto. Surgem sempre pequenas coisas, que não estavam previstas no plano inicial, e que fazem com que o projecto se atrase; é difícil prever tudo. Começa-se com uma estimativa optimista que é, ao mesmo tempo, moralizadora, uma espécie de ilusão salutar, como tantas que vamos descortinando ao longo das nossas vidas. As grandes obras chegam a ter atrasos de um, dois, no máximo três anos. Mas o prolongamento da linha azul do metro de lisboa ao terreiro do paço e a Santa Apolónia vai ter (de acordo com actual estimativa) 10 anos de atraso em relação ao inicialmente previsto. Isto, claro, acompanhado de uma derrapagem financeira que eu não sei quanto é, mas que suspeito que seja mesmo muito. Sinceramente, por muito paciente e compreensivo que eu seja, acho que é um pouco demais. Como diria o Hamlet: "Algo está podre no Reino da Dinamarca."

Convém recordar a história desta obra. No dia 9 de junho de 2000, ocorreu um aluimento de terras que pôs em causa a segurança da infra-estrutura. Esse aluimento teve origem num furo efectuado durante a obra. Depois disso, foi necessário proceder ao reforço do túnel. As conclusões do tribunal de contas em relação a este acidente foram as seguintes (aqui e aqui):
  1. Os trabalhos de perfuração começaram sem a aprovação prévia do dono da obra e da fiscalização, e o facto de não haver nenhum documento onde se definisse a profundidade dos furos ou que referisse os riscos de entrada de água e solo no túnel.
  2. A falta de maturidade e rigor posta na elaboração dos projectos contribuiu para o deslizamento dos prazos e dos encargos com os processos de empreitadas, bem como com a respectiva fiscalização.
  3. Outro dos problemas está no critério de avaliação das propostas da maioria das empreitadas lançadas pelo ML que privilegiam o preço e o prazo de conclusão da obra, em detrimento da mais valia das soluções técnicas.
Como é que se escolhe a proposta mais barata, em detrimento de outras que dariam mais garantias de segurança? Aquele túnel de metropolitano era, do ponto de vista técnico, uma obra muito complicada, pois situava-se numa zona muito sensível da cidade de Lisboa (depois o barato veio a sair muito mais caro). E como é possível fazerem-se furos naquela zona tão sensível sem consultar documentos ou fazer estudos? E os responsáveis por isto tudo onde estão?

3 Comments:

At 12/17/2007 2:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Here’s a Broadband Video that will show you how to check availability by postcode, how perform a broadband speed test and where to find broadband forums to answer your questions. There are also offers for Tiscali Broadband.

Here is a broadband beginners guide and below are common broad band questions;
>What is Broadband?
>Types of Connections?
>Connection speeds and download limits
>How to compare ISP’s

 
At 5/25/2010 6:28 da manhã, Blogger 日月神教-任我行 said...

AV,無碼,a片免費看,自拍貼圖,伊莉,微風論壇,成人聊天室,成人電影,成人文學,成人貼圖區,成人網站,一葉情貼圖片區,色情漫畫,言情小說,情色論壇,臺灣情色網,色情影片,色情,成人影城,080視訊聊天室,a片,A漫,h漫,麗的色遊戲,同志色教館,AV女優,SEX,咆哮小老鼠,85cc免費影片,正妹牆,ut聊天室,豆豆聊天室,聊天室,情色小說,aio,成人,微風成人,做愛,成人貼圖,18成人,嘟嘟成人網,aio交友愛情館,情色文學,色情小說,色情網站,情色,A片下載,嘟嘟情人色網,成人影片,成人圖片,成人文章,成人小說,成人漫畫,視訊聊天室,a片,線上遊戲,色情遊戲,日本a片,性愛

 
At 11/30/2012 2:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Interesting post, actually written and intelligent,ar condicionado automotivo insightful information really best ar condicionado carro information and content,caixa direção hidráulica excellent explanation with direção hidraulica relevant and current content centro automotivo, I am going to oficina mecanica bookmark this page. keep it up.thank you

 

Enviar um comentário

<< Home