sábado, abril 15, 2006

A novela continua

Definitivamente, Berlusconi não quer largar o osso. Primeiro, afirmou que houve irregularidades nas eleições, mas os resultados das eleições já foram re-confirmados, após um processo de recontagem dos votos. Prodi, aliás, já recebeu os parabéns pela vitória nas legislativas de todos os lideres europeus, excepto, claro está, de Berlusconi que teima em não aceitar a derrota.

A nova desculpa é que não houve nem vencedores nem vencidos nas últimas eleições, e que o momento é de reflexão pois o país está dividido. Enfim, Berlusconi não tem nada que reconhecer a derrota nem dar os parabéns a ninguém, e muito menos reconhecer que Prodi tem a legitimidade de formar um novo governo. Esta atitude de total desrespeito pelas regras já está a irritar toda a gente, incluindo o presidente da República Italiano.

E' precisamente esta forma de actuar que é muito perigosa para a democracia. Esta atitude de vitória a todo o custo nem que para isso se tenham que re-escrever as regras do jogo é muito perigosa, pois corrompe a ordem que existe num sistema democrático. Os sistemas democráticas são o resultado de séculos de conflitos, discussões, negociações e compromissos. Alterá-los ou po-los em causa, é estar a por em causa os alicerces das nossas (às vezes muito frágeis) democracias. Constitui um passo atrás e não em frente. E no que às eleições Italianas diz respeito, o melhor é, como dizem os ingleses, to move on.