segunda-feira, abril 24, 2006

Amnistia Internacional

Em resposta ao desafio lançado pela Eva, dedico um post à ONG Amnistia Internacional (AI). A AI luta pela defesa dos direitos humanos em todo o mundo. A sua visão é a de um mundo em que todas as pessoas gozam de todos os direitos proclamados na declaração universal de direitos humanos das nações unidas. A AI é independente de qualquer governo, ideologia política ou religião.

Curiosamente, a AI começou com um episódio que envolve Portugal. Em 1961, o adovogado britânico Peter Beneson ficou furioso quando leu no jornal que dois estudantes portugueses haviam sido condenados a sete anos de prisão por brindarem à liberdade. Em resposta, Beneson escreveu um artigo no jornal inglês Observer intitulado The Forgotten Prisoners, apelando às pessoas para escreveram cartas de apoio aos estudantes e para se unirem na luta contra a prisão por delitos de opinião. A resposta foi surprendente, e de imediato surge a iniciativa de formar uma organização internacional para a defesa dos direitos humanos.

A AI publica relatórios denunciando violações dos direitos humanos em todo o mundo e mobiliza as pessoas para pressionar governos e outras entidades com influência. Em mais de 40 anos de trabalho a AI contribuiu para a libertação de milhares de presos de consciência, e conseguiu a protecção de pessoas ameaçadas de tortura ou morte. A AI ganhou o prémio nobel da paz em 1977.

Hoje em dia, a AI denuncia, entre outros, o uso excessivo da pena da morte em países como a China, a práctica de tortura na prisão estado-unidense de Guantanamo Bay, e do uso excessivo da força e violência indescriminada nas favelas do Rio de Janeiro.

1 Comments:

At 4/25/2006 10:36 da manhã, Blogger Eva Shanti said...

Nuno,

Obrigada por teres aceite o desafio.

Num dia em que se celebra a Liberdade o teu texto não podia vir mais a propósito.

Afinal, Liberdade implica independência e respeito pelos Direitos Humanos. A AI tem um papel muito activo e importante no mundo em que constantemente se abusa da força, do poder e em que a balança pende para os interesses materiais.

:)

Bjs

 

Enviar um comentário

<< Home