sábado, janeiro 28, 2006

A treta do Intelligent design

O intelligent design é apresentada como uma teoria ciêntífica, alternativa à teoria evolucionista de Charles Darwin. A teoria evolucionista diz que as espécies do nosso planeta evoluiram ao longo de milhares de anos num processo contínuo de mutação e selecção natural. Esta teoria consegue explicar, nas palavras do biólogo Richard Dawkins, autor do livro Selfish Gene, "a origem de 99% das espécies do nosso planeta".

É precisamente neste 1% que resta que os defensores do intelligent design pegam. Segundo eles, algumas espécies não podem ter chegado ao estado actual por um processo evolucionista. Portanto: terá havido uma espécie de inteligência envolvida no desenho desta espécies.

Isto é uma treta e tem, obviamente, motivações religiosas. Para avançar com uma hipótese destas, e anunciar uma teoria científica baseada nesta hipótese é preciso mais do que "como não se consegue explicar a evolução de uma espécie então é porque alguém a desenhou". Apetece mesmo perguntar: "Ai sim, então quem?" Os ciêntistas do intelligent design, que, por acaso, até são todos religiosos, dizem que o agente responsável não pode ser observado. No fundo respondem qualquer coisa como: "É pá, eu não tenho a certeza, mas, para além de cientista sou um homem de profundas convicções religiosas, e, é pá, acredito que terá sido Deus." Pronto. Eu também acredito que o Sporting vai ser campeão este ano e que vai ganhar esta noite ao Benfica. Tenho convicções profundas de que isto poderá acontecer. Direi mesmo fé, ou, melhor, fezada.

Darwin não se limitou a apresentar a sua teoria da evolução, apresentou também alguma evidência para a suportar.

PS: O intelligent design está proibido de ser ensinado nas escolas públicas estado-unidenses. Esta teoria foi classifica por um tribunal como uma outra forma de criacionismo que é a teoria para a origem do mundo que vem descrita na biblia.