sexta-feira, janeiro 20, 2006

"Todos menos o Cavaco, mãe"

Ainda tenho algumas horas. Tenho que fazer alguma coisa. Se ao menos pudesse votar, mas não posso. O meu pai é um caso perdido. Mas a minha mãe... É isso a minha mãe. Está decido: hoje à noite telefono à minha mãe e pergunto-lhe em quem vai votar; se ela responder "Cavaco", reprimo-a, digo-lhe que é uma péssima escolha, e tento convence-la a não votar nele, "todos menos o Cavaco, mãe."

A minha mãe é fixe. Costuma votar nos partidos de esquerda, como o PCP. Mas ultimamente, tem descarrilado para a direita. Diz que "já anda farta destes gajos de esquerda, que são muito arrogantes, e por isso está a pensar em votar Cavaco." Estes gajos da esquerda, sou eu e o meu irmão.

Que argumentos devo utilizar? Posso começar pela muito propalada formação académica do Professor Cavaco que é doutorado em Economia pela Universidade Iorque. Assim: "Mãe, sabendo o que eu sei da Universidade de Iorque, dos doutorados de Iorque, e dos doutorados em geral... Eu sei que isto até pode paracer contraditório, pois espero vir a tornar-me num deles. Mas, eu, nunca votaria, para um cargo importante como a presidência da república, num candidato que é doutorado da Universidade de Iorque. Pior ainda: se ele for doutorado em Economia. Acredita em mim, mãe, eu sei o que estou a dizer."

Mais argumentos. Cavaco diz que os seus amigos dizem que "ele tem um sentido de humor britânico, se calhar porque viveu em Inglaterra". Os amigos do professor Cavaco são uns queridos. Mas convém dizer que o humor britânico, embora extremamente súbtil, tem graça. E Cavaco não tem graça absolutamente nenhuma. A única coisa britânica em Cavaco é o cinismo.

Tenho alguma esperança. No caminho para o aeroporto, há duas semana atrás, a minha mãe disse, olhando para um cartaz de campanha, "O Candidato que eu acho mais simpático ainda é o Jerónimo." É isso, mãe, no Jerónimo é que é. Não diz nada de jeito, mas pronto, lá simpático é. O importante é não votar Cavaco.

2 Comments:

At 1/20/2006 4:36 da tarde, Blogger Eva Shanti said...

Para mim, o importante é exercer o direito/dever de voto!

Bjs

 
At 1/22/2006 3:46 da manhã, Blogger Milan said...

:))
Amanhã lá estarei, para votar à esquerda eheh. Receio, todavia, que os jornais da TV abram todos às 19h00 com as sondagens à boca das urnas: "Boa noite. Cavaco Silva é o novo Presidente de Portugal, de acordo com as previsões da...."
Estou quase certo disto, e sinceramente sinto alguma desilusão com a fragmentação parva da esqurda nestas eleições.

 

Enviar um comentário

<< Home