Padrões Islâmicos
De volta a Iorque, mas ainda com a viagem a Granada fresca na memória. Uma das coisas mais bonitas da Alhambra em Granda, e da arquitectura e arte islâmica em geral, são os padrões decorativos. Na Alhambra, estes padrões, inscritos em azulejos, estão espalhados pelas paredes e tectos dos edifícios, criando um ambiento verdadeiramento belo. Deixo aqui alguns dos belíssimos padrões islâmicos da Alhambra.
3 Comments:
São lindos os padrões islâmicos, bem como a arte do azulejo.
Penso que podemos bons exemplos na Almirante Reis (Milan aqui fica um dica para ti) e na Lapa. Mas não só...
Em Portugal também temos azulejos influenciados por estes padrões, para além de uma riquíssima arte de azulejaria.
Bjs
Correcto, Eva. Aliás, praticamente tudo o que vemos nas fotos do Nuno poderia ser perfeitamente português ou andaluz contemporâneo em tudo (não só o material utilizado, ou a arte do azulejo em si, mas os próprios padrões). Vivi alguns meses na Andaluzia, há uns anos, num conjunto de prédios em que pareciam querer imitar a arte dos azulejos do Alhambra em tudo (fora e dentro das casas). Não estavam a imitar nada, na verdade. Aquilo já é património deles há uns mil anos. Eva, hei-de espreitar ai umas das casotas e fotografar una azulejos eeheh, nem que seja da varanda na Almirante Reis :))))
Concordo em absoluto Milan e Eva. Estes padrões sao património Ibérico :) E, muito provavelmente, tiveram origem na civilização muçulmana que habitou a peninsula ibérica. O Al-Andalus, o território muçulmano da peninsula ibérica, abrangia Granada Sevilha e Lisboa.
É também interessante referir que o palácio de Sevilha, o Alcazar, foi construido por reis cristãos e, no entanto, é o edificio mais parecido com a Alhambra que existe no mundo.
Enviar um comentário
<< Home