domingo, dezembro 04, 2005

Ananás, Abacaxi?

Ontem à noite, num Pub aqui em York, discutiu-se se as palavras ananás e abacaxi designam ou não a mesma coisa. Antes de passar algum tempo no Brasil, pensava que ananás e abacaxi designavam frutos diferentes, e que abacaxi era mais um fruto brasileiro, entre tantos outros, que não existe em Portugal. Mas, depois da minha estadia no Brasil, saí de lá convencido que ambos os vocábulos designam o mesmo fruto: só que brasileiros usam abacaxi e portugueses ananás. Pelos vistos, não sou a único a ficar confuso com isto; decidi fazer uma pequena pesquisa.

O mais interessante é que não é só a fruta que é originária do Brasil: ambos os vocábulos são oriundos de línguas indígenas brasileiras. Abacaxi é oriundo do tupi, ibacati, e ananás do guarani, naná. Agora a razão pela qual na Europa (Espanha, Portugal, Itália, etc) se usa o termo oriundo do guarani em vez daquele que é oriundo do tupi, é outra questão que fica no ar. Mas uma coisa é certa: abacaxi e ananás designam o mesmo fruto. Está tudo explicadinho aqui no Wikipedia.

17 Comments:

At 12/04/2005 6:47 da tarde, Blogger Nolwe said...

Muito interessante! Para a próxima ida às compras vou estar mais alerta, mas era capaz de jurar que já vi, lado a lado, ananás e abacaxi!

 
At 12/04/2005 7:44 da tarde, Blogger Nuno said...

Isso de facto até era interessante tirar uma fotografia. Mas eu creio que que existe um mal-entendido generalizado sobre isto.

Por exemplo, li numa discussão em que chamavam ananás ao "ananás" que vem dos Açores e abacaxi ao do Brasil (ou vice-versa). Mas eu creio que é a mesma fruta, que até pode parecer diferente porque as condições climatéricas nas duas regiões são diferentes, mas o fruto é o mesmo.

Por exemplo, as bananas que vêm da Medeira têm uma forma e até um sabor algo diferentes daquelas que vêm da América do Sul. E, no entanto, o fruto é o mesmo.

 
At 12/04/2005 11:43 da tarde, Blogger Eva Shanti said...

Engraçado!

Também pensava que eram frutos diferentes. Aliás, uma vez pedi ananás num restaurante e um amigo segredou-me logo: «Ananás? Nem penses! Vão dar-te abacaxi!»
Logo, fiquei com a ideia de que o abacaxi é mais doce e de uma qualidade inferior, daí os restaurantes venderem «abacaxi por ananás»...

Obrigada pela explicação. Da próxima vez que houver discussão sempre posso dizer: «É o mesmo fruto! Se não acreditas vai ver à Wikipédia!»

Bjs

 
At 12/05/2005 12:04 da tarde, Blogger Milan said...

Hum... Será que o abacaxi não é mais delicioso? :))) Confesso que tenho saudades da fruta do Brasil...

 
At 12/05/2005 2:06 da tarde, Blogger Nuno said...

Exactamente Milan, o Abacaxi é mais delicioso :) Deve ser porque o abacaxi é cortado na altura certa, quando está maduro, e por isso sabe melhor. Enquanto que o ananás deve ser cortado quando está ainda verde, para chegar à Europa maduro.

É como a banana. O sabor da banana no Brasil é diferente do sabor da banana na europa. E também eu tenho saudades da fruta do Brasil, comida no Brasil :)

 
At 12/05/2005 6:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

meus caros. abacaxi e ananás não são nomes para o mesmo fruto. são antes semelhantes mas não iguais. não tem tanto a ver com a origem do fruto, mas sim com as diferenças botânicas. para não dar a informação sem uma pitada de soluºção fácil. posso fazer um paralelismo entre a laranja e a tangerina.

 
At 12/05/2005 7:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O texto da Wikipedia também não me convence. Já vi e provei os dois e a diferença vai mais além de ter sido cortado em épocas diferentes. Acho o exemplo da laranja e da tangerina elucidativo. Zé

 
At 12/05/2005 9:05 da tarde, Blogger Nuno said...

O texto do Wikipedia refere de facto duas variedades de abacaxi ou ananás (secção cultura).

Mas os brasileiros quase não conhecem a palavra ananás. Para eles tudo é abacaxi. A introdução no léxico português de Portugal da palavra abacaxi para designar uma variedade de ananás é quanto a mim muito duvidosa. Vamos introduzir um termo para cada variedade de pera que existe no mundo?

 
At 12/06/2005 3:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

http://www.ca.ua.pt/abruna/dicionario.html
Dicionário Português-Português!

Se você pretende viajar do Brasil para Portugal ou vice-versa, é muito importante
conhecer as sutilezas (ou subtileza) que diferenciam alguns vocábulos.

Por Francis de Souza e Marcos Palacios
NO BRASIL = em portugal (inglês)

- A -

ABACAXI = ananás (pineapple)

 
At 4/29/2010 4:41 da tarde, Blogger Mileane Azevedo said...

Bem, estive buscando a diferença entre as frutas e realmente exitem em uma conversa com os mais velhos de minha região (interior de Minas Gerais)foi-me explicado que o abacaxi em sua coroa tem pequenos espinhos e já o ananás não os possui.

 
At 4/29/2010 4:45 da tarde, Blogger Mileane Azevedo said...

Bem, estive buscando as diferenças e elas exitem. Em uma conversa como os antigos de minha região(interior de MG)e me disseram que o abacaxi sua coroa possui espinhos já o ananás não os possui.

 
At 1/08/2012 8:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ananás e Abacaxi são a mesma fruta. O exemplo da laranja e da tangerina não faz sentido nenhum. Neste caso, fará mais sentido a comparação entre a laranja da Bahia e a laranja de Setúbal, são ambas boas, muito diferentes, mas são laranjas.
E se quanto ao ser mais doce ou mais ácido, é só isso mesmo, mais doce ou mais ácido. Quanto à qualidade, tem a ver com o cultivo.
Quanto à subtileza dos vocábulos, já dizia o meu avô: "Ó filho, em francês, cu (cou) é pescoço!"

 
At 3/30/2013 8:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Na verdade sao especies diferentes do mesmo fruto. Tanto que o abacaxi conhecido no Brasil tem a polpa de cor amarelo muito palido e mais doce que o ananas. Eo ananas è menos doce e a polpa è amarela. Acontece com muitas frutas
comoa manga, existem varias especies e sao sempre mangas. O problema do abacaxi è que tem dois nomes de origens diferentes.

 
At 9/05/2014 1:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pensar leva a muitas conclusões.O conhecimento vem pelo estudo,e de opiniões com bases.Bem segundo leituras a origem do abacaxi,assim como a não existencia de abacaxi(ananas)em Portugal é errada.Nas Ilha de São Miguel se cultiva e exportou ananas.Conclusão ananás e abacaxi são o mesmo fruto as diferenças são http://www.agricolaepecuaria.com.br/2009/10/origem-do-abacaxi-e-epoca-de-cultivo.htmlcultivo,solo,variedade..

 
At 9/11/2014 2:18 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Também ando curiosa pra saber as diferenças entre um e outro,aqui em Portugal na secção das frutas temos o abacaxi e Ananas e a diferença de preços é brutal o Ananas e MT mais caro portanto alguma diferença deve ter?

 
At 12/19/2014 5:21 da tarde, Blogger douglas said...

São frutos diferente sim! O Ananas é o fruto mais selvagem e mais caro enquanto o abacaxi é o maior, mais domensticado. A diferença mais evidente é as cor da polpa e a coroa. No abacaxi a polpa é mais palida e as folhas são cerradas (como um serrote), enuanto que no ananas a polpa é bem amarela e as folhas são lisas! Isso sem contar que o goosto tambem é diferente. Abacaxi e ananas são por definição diferentes variedade da mesma fruta. E se engana quem diz que no brasil só existe abacaxi. É mais dificil encontrar o ananas, mas temos sim os dois tipos!

 
At 7/28/2017 3:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Nem cheguei a ler todos os comentários até o final, entretanto queria discordar do autor e dizer que apesar de formas e sabores parecidos são duas frutas diferentes. Uma tem a planta com folhas serrilhadas e outra com folhas lisas assim como a forma dos frutos também difere sutilmente, assim como também uma é mais doce e outra mais ácida.

 

Enviar um comentário

<< Home