quinta-feira, dezembro 22, 2005

Ai sim? Mas, quando?



A construção do metro ligeiro nos concelhos de Almada e Seixal é já uma novela. O consórcio responsável, a metro sul do tejo, previa dar início à exploração comercial no passado dia 11, mas no momento as obras estão practicamente paradas, segundo o DN há já quatro meses. O site oficial da metro sul do Tejo nada diz sobre isto. Não é de espantar este tipo de sites só dão as boas notícias, a última dá conta de testes efectuados a um dos futuros comboios; sobre a paragem das obras há já quatro meses e de mais um adiamento na inauguração: nada, aliás fica-se com a ideia que tudo prossegue normalmente.

Para encontrar notícias ruins, ou melhor a realidade, temos que procurar na imprensa. Mas a imprensa anda desatenta. Depois de uma googladela, a única coisa que encontrei foi aquele artigo do DN. Pois, não é em Lisboa. Até é na área metropolitana de Lisboa, mas não é bem a mesma coisa... Se fosse em Lisboa já se saberia tudo; basta que uma das linhas do metro de Lisboa parem nem que seja cinco minutos para fazer notícia no Público no dia seguinte.

Caros jornalistas, destas vez nem sequer é o interior profundo de Portugal. É, simplesmente, na margem oposta do rio. E se apanhasem um barco ou comboio e tentassem perceber o que se está a passar. Eu sei que não é verão e que não é a altura de fugir de Lisboa, mas este é um projecto importante: para a qualidade de vida das pessoas, para o ambiente, para Portugal. O que é que se passa? Porque está a demorar tanto tempo? Como se pode desbloquear problema para que se retomem as obras, e que se faça aquele pouco que falta para o metro sul do tejo operar?

"Almada a um metro do Futuro" — yeah, right.

3 Comments:

At 12/23/2005 2:40 da tarde, Blogger Milan said...

Ahaha. Não me digas que também és da margem sul? O projecto faz passar o metro mesmo em frente da minha casa de Almada, na Av. 25 de Abril. Honestamente não sei para onde irão os carros se isso alguma vez for em frente :))) Boas Festas se não vos apanhar por cá entretanto.

 
At 12/23/2005 10:46 da tarde, Blogger Nuno said...

Oi Milan,

sim, moro na margem sul, mas não em Almada.

Boas festas.

 
At 12/27/2005 11:03 da manhã, Blogger Eva Shanti said...

Isso do Metro é sempre uma grande história. Então agora não dizem que a lnha de Odivelas dá prejuízo? Andam a chorar-se que os bilhetes são demasiado baratos e que o Estado tem de compartipar?
Já para não falar no Metro do Porto... E quanto ao TGV, essa também é uma outra história. Alarguem o Metro em Portugal antes de irem gastar milhões com TGV, na minha modesta opinião de leiga no assunto, até porque não conheço estudos sobre o assunto...

Então e a 3ª Ponte sobre o Tejo? Há notícias?

Bem, eu não moro na margemm Sul, mas digo-vos que não há melhor do que o garrafão da ponte para fazer amigos :)

Continuação de Boas Festas e um 2006 com tudo de bom (Metro para Almada incluído).

Bjs

 

Enviar um comentário

<< Home