quarta-feira, outubro 26, 2005

Rosa Parks


Ontem, morreu Rosa Parks, um dos símbolos da luta pelos direitos civis da comunidade negra do sul dos EUA, da qual emergiu Martin Luther King Jr como figura de destaque. No inverno de 1955, em Montgomery, capital do estado do Alabama, Rosa Parks recusou-se a dar o seu lugar no autocarro a um passageiro de raça de branca, desobedecendo, assim, à lei vigente na altura:

On Montgomery buses, the first four rows were reserved for whites. The rear was for blacks, who made up more than 75 percent of the bus system's riders. Blacks could sit in the middle rows until those seats were needed by whites. Then the blacks had to move to seats in the rear, stand or, if there was no room, leave the bus. Even getting on the bus presented hurdles: If whites were already sitting in the front, blacks could board to pay the fare but then they had to disembark and re-enter through the rear door.

Rosa Parks viria a ser presa por este seu gesto. E este evento dá início ao movimento de luta pelos direitos cívis por parte da comunidade negra do sul dos EUA, liderado por Martin Luther King. Esta lei de segregação racial nos autocarros de Montgomery viria a ser revogada, um ano depois, pelo supremo tribunal estado unidense, após um protesto que durou 381 dias em que os negros de Montgomery se recusaram a usar os autocarros da cidade. Seguiram-se, mais tarde, outras vitórias na luta contra a segregação racial nos EUA.

E o que é que isto tem de especial? Afinal, aquela lei é obviamente absurda? Hoje, ela é obviamente absurda, mas não era assim há 50 anos atrás. Foi preciso um gesto simbólico de coragem para iniciar um processo irreversível de mudança. Como vivemos uma época em que se glorifica o poder, o alinhamento com o poder, e o politicamente correcto, é bom recordar este gesto corajoso de Rosa Parks, que deu início a uma das páginas mais significativas na história da luta pelos direitos civis.

2 Comments:

At 10/26/2005 2:21 da tarde, Blogger Milan said...

"Foi preciso um gesto simbólico de coragem para iniciar um processo irreversível de mudança. Como vivemos uma época em que se glorifica o poder, o alinhamento com o poder, e o politicamente correcto, é bom recordar este gesto corajoso de Rosa Parks, que deu início a uma das páginas mais significativas na história da luta pelos direitos civis."

Mais um texto oportuno e sempre magnificamente redigido. Apoiado!

 
At 10/26/2005 4:41 da tarde, Blogger Nuno Carneiro said...

Excelente texto.

 

Enviar um comentário

<< Home