quinta-feira, junho 02, 2005

Non e Nee! E agora Europa?

O tratado constitucional da união europeia foi rejeitado em referendo por Franceses e Holandeses. Em França o Non obteve 57,26% contra 42,74% do Oui. Na Holanda, a vitória do Nee foi ainda mais esmagadora, 63% contra 37% do sim. Tudo indica que o tratado estará mesmo morto. Em breve o governo britânico deverá anunciar que já não irá referendar a constituição, após a rejeição da França e Holanda.

Franceses e Holandeses rejeitaram a constituição por motivos semelhantes. Ambos os países econtram-se em recessão económica e têm elevadas taxas de desemprego. Mas por toda a europa fica a impressão que se está a avançar demasiado depressa, que as decisões dos políticos europeus estão cada vez mais afastadas da vontade dos seu cidadãos. Os europeus da antiga união estão descontentes com o alargamento da UE aos países de leste. Com a possibilidade de os seus postos de trabalho moverem para estes países. Com a possibilidade de adesão da Turquia. Com a imigração que não para de crescer.

Sobretudo falta clarividência ao projecto europeu. Que união queremos? Uma verdadeira união política ou apenas uma união económica. Com o alargamento a leste e a possibilidade de adesão da Turquia, o sonho da europa federal (os estados unidos da Europa) parece cada vez mais comprometido.

Aproveitemos este tempo para pensar que união queremos. Termino este post com uma citação de um leitor do Independent:
Are the people of Europe purely interested in a better standard of life or are they more concerned to become the dominant power in the world? Can a common market with huge disparities in wealth function properly and what can be done if this situation needs to be remedied? How do we decide about new members?