quinta-feira, abril 28, 2005

E Vira o Disco

Está na altura de mudar a música que toca na grafonola aqui do BNC. Como estamos na altura do 25 de Abril, faz todo o sentido por a tocar uma música do Zeca Afonso. A música escolhida é o Venham mais cinco, do album com o mesmo nome lançado em Dezembro de 1973, portanto alguns meses antes da revolução de Abril de 1974.

Zeca Afonso é um dos simbolos da Revolução de Abril. Foi uma das suas músicas, Grandola Vila Morena, que deu o sinal para início das operações que levariam ao golpe militar. Esta escolha por parte dos militares que organizaram o golpe militar, não aconteceu por acaso; Zeca Afonso já vinha inspirado com a sua música subversiva toda uma geração de Portugueses.

Na música de Zeca Afonso há uma grande influência de uma sonoridade africana — o que é notório neste Venham mais Cinco. Esta influência também não acontece por acaso, José Afonso viveu largos períodos da sua vida em Angola e Moçambique.

O Venham mais cinco tem versos lindíssimos. É por isso que eu gosto tanto desta música, como:

Não me obriguem
A vir para a rua
Gritar
Que é já tempo
D'embalar a trouxa
E zarpar

Bem me diziam
Bem me avisavam
Como era a lei
Na minha terra
Quem trepa
No coqueiro
É o rei



1 Comments:

At 4/30/2005 10:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

zeca sempre

e para sempre

abril sempre

e para sempre

 

Enviar um comentário

<< Home