terça-feira, março 22, 2005

Racismo e Xenofobia em Portugal

Nos blogues Diário de Lisboa e Barnabé assiste-se a uma interessante discussão sobre o Racismo e Xenofobia em Portugal (aqui 1, 2, 3). Esta discussão envolve autores e leitores, portugueses e brasileiros (e eu também fiz alguns comentários). Decidi escrever um post sobre o assunto.

É evidente que existe racismo e xenofobia em Portugal. Os posts (e respectivos comentários) acima citados mostram isso. As pessoas desculpam-se: "ah isso é assim em todo o lado!" Mas pelos vistos as coisas não não são bem assim. Os estrangeiros que vivem em Portugal já se vinham queixando, especialmente os brasileiros. Agora, um estudo do Observatório Europeu dos Fenómenos Racistas e Xenófobos vem de facto confirmar que os portugueses até são mais racistas e xenófobos do que a média europeia. Segundo o tal estudo, "Portugal foi o quarto país, entre os Vinte e Cinco que actualmente compõem a UE, a revelar uma maior resistência aos imigrantes, com 62,5 por cento dos inquiridos a responderem contra a entrada de mais estrangeiros no país, número superior à média, que se situou nos 50 por cento." (aqui 1, 2) O país mais xenófobo, de acordo com este estudo, é a Grécia, os outros países mais racistas que Portugal são a Hungria e a Áustria.

O presidente da república, Jorge Sampaio, lamentou os resultados deste estudo (aqui 1, 2). Foi também já anunciada uma campanha publicitária contra a descriminação pelo alto-comissariado para a imigração (aqui). Jorge Sampaio e Vaz Pinto pedem uma alteração à lei de nacionalidade. A actual lei não garante nacionalidade portuguesa aos que sendo filhos de estrangeiros, nasceram e sempre viveram em Portugal. Nas palavras de Jorge Sampaio (daqui):
Conheço dezenas de casos de pessoas e jovens que são cidadãos portugueses, não sabem nada dos outros países e estão à margem da sociedade porque não lhes é concedida a nacionalidade portuguesa. (..) Não pode ser uma política de porta aberta, mas deve ser assumida de forma séria e tendo em vista a integração das pessoas. (...) Não há cidadãos dispensáveis.
Os resultados deste estudo são de facto preocupantes. Acho que temos mesmo que levar o combate ao racismo e à xenofobia mais a sério. Não podemos fechar os olhos perante esta realidade. Certos comentários racistas que entre portugueses "passam" têm mesmo que começar a ser veementemente condenados. Eu que vivo no estrangeiro e estou sempre a criticar a xenofobia britânia, não posso ficar quieto perante isto. Aqui fica o meu contributo para uma maior consciência deste problema por parte dos portugueses, acompanhado de um link para a ONG SOS Racismo — RACISMO E XENOFOBIA, NÃO!

1 Comments:

At 3/01/2009 8:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá!
Estou a 100% de acordo contigo, considero que há muito racismo por todo o lado e não só em Portugal ou em outros países europeus, mas no MUNDO INTEIRO. Isto é muito triste e preocupante, pois todos nós deveriamos aceiar as pessoas como elas são, mesmo sendo de culturas diferentes. No outro dia vi um video no youtube em que uma rapariga de 16 anos foi agredida no metro de Barcelona por um indivíduo de 21 anos, pelo simples facto de ser de uma cor diferente. Realmente isto é demais, temos que LUTAR CONTRA O RACISMO E À XENOFOBIA, SE NÃO...

 

Enviar um comentário

<< Home