domingo, fevereiro 20, 2005

O Aquecimento Global

O título deste post poderá não parecer o mais apropriado para o dia de hoje. É que lá fora neva, Iorque acordou pintada de branco, está uma lindíssima manhã de inverno. (A ver se arranjo umas fotografias para deixar aqui.) Mas, pensando bem, o título até nem é tão desapropriado assim. São manhãs como esta que estão ameaçadas pelo aquecimento global do planeta e que nós devemos tentar preservar. A verdade é que já não neva tanto em Iorque como há 20 anos atrás.

O Independent de ontem (aqui) traz boas notícias para todos aqueles que estão preocupados com o problema do Aquecimento Global e que defendem a implementação do protocolo de Quioto. A comunidade científica conseguiu demonstrar, segundo o Independent de forma inequívoca, aquilo que há muito se suspeitava e intuía: o problema do Aquecimento Global é causado pelo homem. Este novo facto tem enormes consequências políticas.

As anteriores demonstrações desta tese eram baseadas em modelos que tinham em conta a temperatura do ar. Estes modelos nunca conseguiram provar que as alterações climáticas, que o planeta sofreu ao longo dos últimos 40 anos, eram de facto causadas pelo problema do efeito de estufa (que, por sua vez, é causado pela poluição atmosférica) e não por um processo natural — "é que alterações climáticas", advogam os cépticos da tese, "estão sempre a ocorrer, trata-se de um fenómeno natural". Os novos modelos são baseados nas temperaturas dos oceanos, que são, segundo os especialistas, o grande motor do clima no nosso planeta, e que sofreram um aquecimentos enorme ao longo dos últimos 40 anos.

A tese foi demonstrada recorrendo a várias simulações informáticas. Uma primeira simulação tentava saber se o sistema climático, por si só e de forma natural, poderia ter provocado o aquecimento dos ocenos — a resposta foi não. Uma segunda simulação tentava saber se alterações solares ou vulcânicas poderiam ter causado o aquecimento — a resposta foi também não. Foi só quando os ciêntistas tomaram em conta o efeito de estufa que conseguiram explicar o aquecimento gradual e acentuado dos oceanos.

Isto deita por terra os argumentos dos cépticos do protocolo de Quioto. Nomeadamente, a administração de George W. Bush, que, até agora, se refugiava na tese "o aquecimento global é um fenómeno natural", para não ratificar o protocolo de Quioto. Portanto, já não há escapatória possível. A questão já não é, "Será que o aquecimento global do planeta é causado pelo homem?", mas sim, "o que é que vamos fazer para tratar este problema?"